A Mitologia Japonesa nos Animes #4: Oni

sexta-feira, 17 de agosto de 2012 0 comentários

Os Onis são criaturas da mitologia japonesa. O termo Oni pode ser interpretado como Demônio ou Ogro, pois no termo Oni muitas entidades japonesas podem estar presentes. Onis são criaturas muito populares na literatura, arte, teatro mas principalmente nos animes e mangás.


Oni nada mais é que um humanóide, suas caracteristicas físicas lembram muito a um Ogro normal, a maioria deles são grandes mas também podem ser pequenos, sua face lembra a face de homens, macacos ou outros tipos de bestas. A maioria deles possuem chifres, que podem ser pequenos ou enormes, pontudos e espiralados, ou até lisos como um dragão. Eles são selvagens, e não vestem quase nada.

O tipo de Oni mais conhecido é o com chifres parecidos com o de um boi e usando um fundoshi de pele de tigre, é quase sempre relacionado ao Kimon, a porta do demônio através da qual os azarados do mundo devem passar.

A aparência dos Oni é provavelmente derivada dos demônios chineses. Emma-Daio, o rei do inferno, tem 2 assistentes um Oni azul e um Vermelho, diz os contos japoneses. Assim como no anime Dragon Ball Z.

O Oni Ni Kanabo possui um porrete com muitos espinhos de ferro, o Kanabo. Essa arma muito poderosa na maioria das vezes são desnecessárias nas mãos de Onis, por já serem muito fortes, de qualquer modo eles são quase sempre descritos carregando um desses.


Os Onis são freqüentemente encontrados torturando os pecadores que estão no inferno, eles também ameaçam seres humanos ainda vivos, montando nas nuvens como espíritos do vento e do trovão.

Os Onis são retratados nos contos folclóricos como criaturas más, intimidadoras e destrutivas, mas o Oni também pode ser retratado como protetor. Por exemplo as telhas Onigawara, que são as telhas das pontas dos telhados japoneses, são chamados desse jeito por serem parecidos com a face de um Oni, oque afastaria espíritos que possam prejudicar.

No feriado japonês conhecido como Setsubun, pessoas com mascaras de Onis são ritualmente afastados, simbolicamente estariam protegendo o ano do mal. Diz a lenda que os Onis podem ser repelidos pelo cheiro das sardinhas, mas o mais popular método é tacando grãos de soja e gritando "Oni wa soto! Fuku wa uchi!" ("Para fora com demônios! Venha a felicidade!").

Algumas aparições em animes:


No Anime e Mangá Naruto, o Juubi ( 10 Caudas), tem a forma de um oni, só que com 10 caudas e seu olho possui um Sharingan.


No Anime e Mangá de Dragon Ball Z quando Goku passa pelo caminho da serpente e acaba caindo no inferno ele encontra alguns Oni com quem começa um desafio.

No anime/mangá Gantz, os protagonistas participam de uma missão em que devem eliminar os Aliens Oni, mas eles não têm aparência horrenda, são homens adultos comuns com poderes diferentes, como o controle do fogo e o poder de se transformar em qualquer pessoa ou animal.

No mangá de Shaman King aparece o Grande Oni, esse é visto por Hao em sua 1ª vida e é quem dá à Hao o poder de reencarnar a cada 500 anos a fim de participar da Shaman Fight até realizar seu sonho de criar um mundo só de Shamans.

Além de muitos outros...

0 comentários:

Postar um comentário